U Medvidku
A cervejaria fica no centro da cidade, próxima à U Fleků, e alega ser mais antiga do que esta, datando de 1466. Quando chegamos e pedimos uma cerveja da casa, fomos surpreendidos com uma Budvar – cerveja pilsen industrial excelente, mas não era o que queríamos. Antes de partirmos para outra cervejaria, perguntei ao garçom se eles não fabricavam a própria cerveja. “Apenas no 2º andar”, respondeu secamente.
Pagamos o chopp, atravessamos o salão principal, subimos a escada e, aí sim, fomos surpreendidos de verdade: no meio do salão, em uma pequena sala isolada por vidros, ocorria a fermentação aberta em um tonel de madeira de aproximadamente 500 litros de cerveja. Depois de fermentada, a bebida é transferida para outro tonel de madeira, onde permanece por mais 6 semanas. Somente depois disso é colocada em barris e garrafas que são vendidos na cervejaria. As cervejas provadas foram:
Oldgott: âmbar, limpa, aroma caramelo e floral, cremosa e com bom equilíbrio de dulçor e amargor.
1446: amarela, levemente turva, aroma de pão com floral intenso, corpo leve e amargor bem mais destacado que na Oldgott.
A casa ainda produz a X-33, uma cerveja lager muito alcoólica que, infelizmente, havia acabado. Espero que algum amigo, quando passar por lá, tenha a sorte de encontrá-la e faça a gentileza de trazer uma garrafa para mim!
Endereço: Na Perštýně 7, Praga