Museu da cerveja de Praga
O museu da cerveja, mais voltado para leigos no assunto, fica muito próximo à cervejaria Pivovar U Tří Růží. Dividido em 3 salões, conta um pouco da história da cerveja, mostra alguns objetos antigos utilizados na fabricação e possui rótulos de todo o mundo (inclusive uma Brahma!). Como o ingresso era acessível (em torno de R$ 50) e, no final, havia degustação de 4 cervejas de diferentes microcervejarias do país, achamos que valia a pena pagar pra ver. E valeu!
Após percorrermos rapidamente as salas do museu, fomos para o porão, ambiente decorado como um pub do período comunista, com mobiliário, rádio e revistas da época. As quatro cervejas servidas foram:
Vévoda Pilsen, da Bohemia central: amarela, cristalina, leve e com boa pegada de amargor.
Pivovar Rychtář Natur (não filtrada): amarela, turva, aroma floral de lúpulo mais destacado que a Vévoda, porém com amargor mais equilibrado.
Demon amber lager, da cervejaria Lobkowicz Premium, inspirada em receitas medievais de mosteiros de Munique: âmbar, aroma maltado de mel e caramelo e floral de lúpulo. Corpo médio, com dulçor e amargor muito equilibrados.
Graná dark lager da Černá Hora Brewery, localizada na região da Morávia: marrom clara, cristalina, aroma de caramelo, tosta e herbal sutil. Leve e equilibrada, destacando o sabor do malte torrado.
Endereço: Husova, 7, Praga