Hostinec U Vodoucha
Como estávamos no 10º distrito e não voltaríamos a essa região de Praga, aproveitamos para conhecer alguns pubs mais afastados, que não constam nos guias cervejeiros convencionais. Ao chegarmos ao U Vodoucha, a sensação era a de que estávamos em uma casa de família, com fotos antigas de cidades e pessoas. O papel de parede desbotado e os objetos antigos (rádio, TV, telefone) contribuíam para esse clima intimista e aconchegante. Na torneira havia 9 chopps de diferentes cervejarias Tchecas, dos quais experimentamos 5.
Sklepní 10º não filtrada (pilsen): dourada, bastante limpa (apesar de não filtrada) e bem característica: leve, refrescante, com dulçor de malte e amargor de lúpulo em perfeito equilíbrio.
Černá svině 13° especial (lager escura): marrom escura, forte aroma de café e chocolate com leve herbal e mentolado do lúpulo saaz, dando a sensação de um chocolate meio amargo com menta. Uma das melhores que provamos na viagem!
Litoměřické Labuť 13º: uma cerveja “pale ale” dourada com aromas destacados de lúpulos florais e herbais. Corpo médio-baixo, leve dulçor de malte seguido de amargor bem destacado. Ótima ale!
Lužiny Jantarový ležák polotmavé: uma âmbar lager que não estava legal, com aromas que indicavam problema de fermentação ou maturação incompleta.
Bílá svině pšeničné: cerveja de trigo clara, lembrando mais uma witbier belga que uma weissbier alemã. Clara, turva, bem carbonatada, cítrica e condimentada. Muito aromática e refrescante.
Endereço: Jagellonská 2426, Praga (3º distrito)