Bariloche: destino cervejeiro.
Imagine tomar um chopp fresco, no alto da montanha, de frente para um lago azul na Cordilheira dos Andes. Para muitos brasileiros, essa cena não parece combinar com a cidade de Bariloche, conhecida por ser uma boa opção apenas para as férias de inverno, quando as montanhas estão cobertas de neve e é possível esquiar. Entretanto, a região tem bastante potencial para ser visitada em outras épocas do ano, inclusive no verão, quando não há neve, e as estações de esqui estão desativadas. Se Mendoza se consolidou como um destino para os amantes do vinho, Bariloche vem se consolidando como destino certo para os apreciadores da cerveja.
A história da cerveja em Bariloche começa praticamente junto com sua fundação, quando europeus identificaram na região paisagens e condições muito semelhantes à terra natal. Segundo registros, Otto Tipp foi o primeiro a testar o cultivo de lúpulo na região, por volta de 1900, para produção de cerveja caseira. Hoje, a cidade de El Bolsón, no paralelo 42, é um importante polo produtor de lúpulo e fornece insumo para muitos cervejeiros caseiros e microcervejarias da região.
Dessa forma, não parece ser por acaso que o primeiro brew pub da Argentina tenha surgido aqui. A cervejaria Blest, ainda em atividade, abriu as portas em 1989, a cerca de 12 km do centro de Bariloche, produzindo 5 estilos: pilsen, bock, scotch ale, stout e cerveja de framboesa. Mas o “boom” cervejeiro só começou a partir dos anos 2000, com a abertura de várias microcervejerias. Para o amante da cerveja artesanal, não faltam boas opções: passar a tarde bebendo cerveja caseira na feira pública de Colonia Suiza, um povoado histórico a 25 km de Bariloche; sentar na deslumbrante cervejaria Patagônia (comandada pelo grupo AB-InBev), no Circuito Chico, e beber uma cerveja admirando o lago Moreno; aproveitar o happy hour dos diversos pubs do centro da cidade (Manush, Wesley, Antares, entre outros), que oferecem cerveja pela metade do preço entre 18 e 20h.
Estivemos em Bariloche neste verão registrando a cena cervejeira e faremos vários posts ao longo das próximas semanas com detalhes e fotos do que encontramos por lá. Acompanhem!