Manush
Localizada em uma casa bem no centro de Bariloche, o bar da cervejaria Manush é um dos lugares mais disputados da cidade. De terça a sexta a casa oferece um happy hour que vai das 17h às 20h. Nesse horário, em que duas cervejas saem pelo preço de uma, é praticamente impossível conseguir uma mesa lá.
Isso porque, além do ambiente muito agradável (amplo e com mesas nas áreas internas e externas), as receitas da Manush estão entre as mais premiadas da região, com medalhas no South Beer Cup nos anos de 2014, 2015 e 2016. Se quiser conhecer o bar, recomendamos que chegue às 17 horas ou consulte com antecedência a possibilidade de reservar uma mesa.
Antes de falarmos das cervejas que experimentamos, uma curiosidade sobre os bares cervejeiros de Bariloche. O happy hour no modelo 2 cervejas pelo preço de uma é uma tradição. Para tentar fugir da concorrência, muitos bares fazem a promoção em horários diferentes. Então é possível sair de bar em bar, das 17 até as 23h, bebendo cervejas locais pela metade do preço!
Estivemos duas vezes na Manush e experimentamos muita coisa boa. Seguem as impressões:
IPA Patagônica: âmbar clara, levemente turva, espuma consistente. Aroma destacado de lúpulos cítricos e herbais seguido de um leve caramelo do malte. Corpo médio com dulçor inicial rapidamente substituído por amargor de média intensidade e persistência. Muito equilibrada e saborosa, excelente IPA Patagônica!
Pale Ale Patagônica (Traful): dourada, aroma herbal dos lúpulos regionais e leve dulçor de malte (biscoito). Corpo médio-baixo, dulçor e amargor muito bem equilibrados, deixando a cerveja bastante saborosa e fácil de beber.
Bohemian Pilsner (Spalter): dourada, aroma de malte (pão, biscoito), seguido de leve floral do lúpulo e um aroma de fermentação um pouco desagradável. Corpo leve e bem equilibrada, mas não impressionou.
Red Lager (Victoria): coloração acobreada, um pouco turva, aroma predominantemente maltado (caramelo e toffee). Corpo leve, boa presença de malte e lúpulo bem equilibrado. Boa cerveja.
Cerveja de Mel: dourada, limpa, aroma de biscoito e mel floral. Corpo leve, ligeiramente adocicada sem ser enjoativa. Uma boa cerveja para se experimentar, mas não toparia um 2º copo.
Extra Stout: escura, opaca, creme bege consistente. Aroma destacado de café e um pouco de chocolate amargo. Corpo médio, sabor de malte torrado e bom equilíbrio de dulçor, amargor e acidez. Muito boa!
Imperial Stout: escura, densa, opaca. Aroma de café, chocolate, cacau e frutas vermelhas (framboesas da região?). Encorpada, licorosa, mas muito bem equilibrada (quase não se percebe os 9% de álcool). Cerveja foda, pra encerrar bem a noite!