Cervecería La Cruz.
A La Cruz é o 2º Brewpub fundado em Bariloche e foi pioneira na produção de IPA na região. Fica localizada próxima ao Cerro Otto, há 5 km do centro da cidade, em uma área residencial bastante tranquila, o que não impede o movimento do pub, bastante animado sobretudo nos horários de happy hour. A cervejaria possui pelo menos 3 receitas premiadas: uma porter, uma cream stout e uma barleywine. Chegamos lá na expectativa de experimentar essas e outras cervejas, mas infelizmente algumas estavam esgotadas.
Pale Ale: dourada, limpa, aroma de malte (biscoito), leve frutado de fermentação, aroma de lúpulo pouco perceptível. Corpo leve, bom equilíbrio de dulçor e amargor, fácil de beber. Saborosa, mas poderia ter mais aroma de lúpulo.
Scottish Export 80: uma coisa curiosa sobre as microcervejarias argentinas é que quase todas possuem uma boa receita de bock ou de scottish ale, estilo que poucos fazem aqui no Brasil. A scotchish da La Cruz é cobre, limpa, com aroma destacado de malte: caramelo, toffee e leve defumado. Apesar de bem maltada, possui corpo leve e amargor bem equilibrado, sendo muito saborosa e fácil de beber. Cerveja excelente, entrou no TOP 10 da viagem!
Victoria (IPA single hop): a expressão “single hop” indica que a cerveja foi produzida com apenas um lúpulo, no caso o Vitoria, cultivado na região de El Bolsón, a cerca de 100 km de Bariloche. Esse lúpulo regional é descrito como cítrico e floral, características que percebemos com facilidade nessa cerveja. O corpo é médio-baixo com leve dulçor de malte caramelo rapidamente sobreposto por amargor de média intensidade e duração. Boa cerveja!
IPA com lúpulos Cascade e Vitoria: os parâmetros técnicos dessa cerveja são praticamente iguais à Vitoria, com 5% de álcool e 60 IBUS. Mas o uso do lúpulo Cascade, também cultivado na região, deixou a cerveja ainda mais cítrica e, na boca, mais equilibrada e mais fácil de beber.
Porter: receita premiada no South Beer Cup, é marrom escura, limpa, com creme bege consistente, aroma de maltes escuros (café e chocolate) e leve herbal. Corpo leve, bom equilíbrio de dulçor, amargor e acidez, com sabor predominantemente maltado, lembrando café. Ótima cerveja!