Lichtenthaler Bräu

Beertour #4 – Viena – Áustria

Lichtenthaler Bräu

Cervejaria distante do centro de Viena, mas de fácil acesso por metrô ou por trem de superfície. Fica em uma pequena praça com ares de cidade do interior. Era uma noite com clima bastante agradável, então preferimos sentar na parte de fora.

Uma placa ao lado da porta indicava as cervejas que estavam sendo servidas. A tentação de pedir logo de cara uma roggenbier (cerveja de centeio) foi imensa, mas me contive e começamos pelas mais leves.

A helles estava sensacional, muito refrescante e equilibrada. A fliegenpils (trocadilho com fliegenpilz, um cogumelo alucinógeno) era a versão da casa de uma bohemian pilsner. A cerveja era em tudo um nível acima da helles – mais malte, mais corpo, mais lúpulo no aroma e no amargor – sem perder o equilíbrio e a refrescância. A amber ale era bem maltada, destaque para caramelo, com um leve frutado. Uma boa cerveja, mas nada impressionante.

Finalmente, a roggen era bem tradicional, turva como uma cerveja escura de trigo. Na boca, entretanto, percebia-se com nitidez a picância e a acidez trazidas pelo centeio. Cerveja histórica, difícil de encontrar!

Ainda havia uma american IPA na carta, mas, em respeito à tradição, preferi pedir outra helles impecável antes de partir.

Lichtenthaler Bräu

Endereço: Liechtensteinstraße 108, Viena, Áustria