1516 – Brewing Company
Localizada no centro histórico de Viena, essa cervejaria mistura a tradição germânica com a influência da nova escola cervejeira norte-americana, caracterizada não apenas por suas cervejas mais lupuladas, mas também por seu caráter experimental. A carta se divide entre as cervejas clássicas, produzidas com regularidade, e as cervejas especiais, que são sazonais.
Começamos pelas tradicionais, muito bem feitas e características.
Helles não filtrada: cerveja clara, naturalmente turva, com aroma de malte e leve herbal de lúpulos alemães. Leve, saborosa, pra ser bebida em quantidade!
Dunkel: marrom escura, caramelo bastante perceptível no aroma e no sabor, leve tostado de maltes escuros. Muito saborosa e fácil de beber.
Especiais.
Leipzig Gose: no cardápio encontramos um alerta pouco convidativo: “antes de pedir a cerveja, solicite ao garçom uma pequena amostra”. De fato é uma cerveja bastante complexa, difícil de encontrar e, para a maioria, difícil de beber, por ser ligeiramente ácida e salgada. Estilo quase desaparecido, começou a ser resgatado nos últimos anos com o crescimento das microcervejarias. No Brasil, a única cervejaria que fabricou Gose durante muito tempo foi a Abadessa, do estado do Rio Grande do Sul. A Gose da 1516 é dourada e turva, com aroma lácteo e frutado, trazendo-me à lembrança frutas ácidas como maracujá e abacaxi. Na boca, dulçor, amargor, sal e acidez bem equilibrados. Essa cerveja valeu a ida à cervejaria!
Witbier com coentro e yuzu: de origem belga, witbier significa “cerveja branca”. Tradicionalmente é feita com malte de cevada, de trigo e adição de frutas, ervas e especiarias, como casca de laranja, semente de coentro e camomila. A 1516 fez sua witbier substituindo a laranja pelo yuzu, uma fruta cítrica do leste asiático. O resultado foi uma cerveja clara, turva, cítrica e ligeiramente ácida. Muito saborosa e refrescante!
Endereço: Schwarzenbergstraße 2, Viena.