Wieden Bräu
Após um pequeno contratempo em Viena, tivemos que mudar de hotel e de bairro. Quando enfim conseguimos resolver tudo, saímos para procurar algum lugar para comer. Mal viramos a esquina, vimos a placa: Wieden Bräu; logo abaixo, um reluzente equipamento cervejeiro de cobre. Como dizem, há males que vêm para o bem!
Era o momento da troca de turno, a parte interna estava vazia. O garçon, no canto, via jogo de futebol e lia jornal. Enquanto rondava o equipamento para observar os detalhes, pedimos uma helles, bastante típica e refrescante, e uma cerveja de trigo: âmbar, turva, com aromas característicos de cravo e banana.
Na sequência, pedimos uma märzen (cerveja típica de Viena, do século XIX, produzida historicamente no mês de março), e uma dunkel. A märzen era âmbar, com destacado aroma e sabor de caramelo, com leve presença de lúpulo no aroma e no amargor – saborosa e fácil de beber!
Mas o melhor estava por vir: a dunkel, com uma carga de lúpulo maior que o habitual para esse estilo, tinha forte aroma herbal e, na boca, um amargor de média intensidade que fazia o contraponto perfeito para o gosto de caramelo e de torrefação do malte.
Como as refeições eram muito boas e bem servidas, durante a estadia em Viena, a Wieden Bräu virou nosso “bar da esquina”; e a dunkel, a cerveja do dia a dia.
Waaggasse 5, 1040 Wien, Áustria