Wesley Brewery.
Situado em uma casa de madeira no alto de uma colina, no centro de Bariloche, o Wesley pub tem uma bela vista para o lago Nahuel Huapi. A parte interna é toda decorada com artefatos de cavalaria, uma das paixões dos donos.
A história da cervejaria começou há mais de 50 anos, quando Eduardo Wesley retornou da 2ª Guerra Mundial e resolveu se estabelecer em Bariloche, onde comprou uma chácara e começou a criar cavalos e produzir bebidas caseiras, como sidra e cerveja. Há cerca de 5 anos, seus netos encontraram receitas e equipamentos antigos guardados na chácara e resolveram retomar profissionalmente o antigo hobby do avô. O pub é o empreendimento mais recente, foi fundado há apenas um ano. A casa produz hoje 6 estilos de cerveja artesanal, sendo 5 fixas e uma sazonal, tudo vendido em chope.
Golden Ale: coloração amarelo clara, baixa formação de espuma. Aroma levemente adocicado de malte e um pouco frutado, baixa percepção de lúpulo. Corpo médio-baixo, bom equilíbrio de dulçor e amargor, que persiste medianamente após o gole. Cerveja leve, refrescante.
Extra Special Bitter (ESB): âmbar claro, bem clarificada, boa formação e retenção de espuma. Aroma de malte (mel e caramelo) e lúpulo (floral/ herbal) se destacam, leve frutado em segundo plano. Corpo médio-baixo, dulçor de malte rapidamente substituído pelo amargor do lúpulo, que persiste medianamente após o gole, com um pouco de “aspereza”. Uma boa cerveja, mas precisa melhorar a qualidade do amargor.
American Pale Ale (APA): amarelo palha, muito clara, com aroma destacado de frutas (lichia, maracujá, melão, frutas tropicais), baixa percepção de malte e de aromas de fermentação. Corpo leve com amargor destacado mas em bom equilíbrio com o dulçor de malte. Boa cerveja.
Robust Porter: marrom clara, limpa, baixa formação e retenção de espuma. Aroma predominantemente maltado, remetendo a chocolate e café, baixa percepção de lúpulo e de aromas de fermentação. Corpo médio-baixo, bom equilíbrio de dulçor, amargor e acidez, álcool perceptível, mas bem inserido. Uma boa cerveja escura, mas falta corpo e estrutura de malte para deixá-la de fato uma porter robusta!
IPA: âmbar, bem clarificada, boa formação e retenção de espuma. Aroma cítrico de média intensidade com leve adocicado de malte (mel e caramelo) e um pouco de maçã verde. Corpo médio, dulçor de malte apenas fazendo a base para o amargor de média intensidade e persistência, porém com um pouco de “aspereza”. Esperava uma cerveja mais aromática e com mais presença de lúpulo e menor presença de malte.
Double IPA: âmbar profundo, limpa e bem carbonatada. Aroma de lúpulo cítrico em primeiro plano, mas abaixo do que se espera em uma cerveja do estilo. Corpo médio-alto, álcool bastante perceptível, dulçor de malte apenas fazendo a base para o amargor de intensidade e persistência média-alta, mas com um pouco de aspereza. Percebi também um pouco de tosta, possivelmente de maltes escuros usados para correção de cor. No geral, me pareceu uma cerveja desequilibrada, precisando de pequenos ajustes na receita.
Endereço: 20 de Febrero, San Carlos de Bariloche, Argentina.