Blest
Fundada em 1989, a cervejaria Blest é a mais antiga da Patagônia e, segundo alguns relatos, o brewpub mais antigo da Argentina. Situado no km 15 ao sul de Bariloche, o bar da fábrica é uma casa aconchegante com o mobiliário todo de madeira, lembrando os pubs tradicionais, não fosse por um detalhe: as paredes são decoradas com bolachas e recados assinados por visitantes de todo o mundo.
A cervejaria produz 6 estilos fixos, uma cerveja com framboesa e uma sidra deliciosa. Experimentamos todas elas, seguem as impressões:
Pilsen: dourada, levemente turva (não filtrada), aroma de malte (pão e biscoito) e leve floral de lúpulo, corpo leve, bom equilíbrio de dulçor e amargor. Leve e refrescante.
Scotch Ale: âmbar, um pouco turva, aroma predominantemente maltado (caramelo, toffee) e leve frutado. Encorpada mas muito equilibrada, cerveja deliciosa!
Patagônia IPA: âmbar, levemente turva, creme branco denso e persistente. Aroma cítrico e frutado com um toque de caramelo do malte. Corpo médio, amargor de média intensidade, um pouco “áspero”, reduzindo a “drinkability”.
Cream Stout: preta, limpa, creme bege consistente, aroma de malte escuro (café), corpo médio-baixo, cremosa, bom equilíbrio de dulçor, amargor e acidez. Sabor de café e chocolate, sem ser enjoativa. Ótima cerveja!
Barley Wine: um dos meus estilos favoritos, mas muito difícil de se fazer, pois exige tempo. A Barley da Blest é âmbar, turva, com bastante aroma de malte (toffee), de fruta (banana, abacaxi) e um pouco de álcool (esperado para uma cerveja com 10%). Encorpada, bom equilíbrio de dulçor e amargor, álcool muito perceptível. Boa cerveja, mas me pareceu muito nova, provavelmente melhorará com o tempo.
Bock: cerveja premiada no South Beer Cup de 2015, é âmbar, limpa, com creme bege consistente. Aroma maltado bastante complexo (caramelo, castanha, uva passa e café). Encorpada, sabor predominantemente maltado com amargor bem equilibrado. Cerveja excelente, uma das minhas preferidas na viagem!
Framboesa: rosa, limpa, carbonatação abundante, lembrando um espumante. A framboesa aparece no aroma e no sabor, sem ser enjoativa. Apesar de alcoólica (tem 7,5%), é bastante refrescante. Foi uma das melhores cervejas que bebemos na viagem.